MÊS DA BÍBLIA: EXPERIÊNCIAS MARCAM PRESENÇA DA BÍBLIA NA VIDA E NA PASTORAL
- Pascom São Francisco
- 8 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Matéria de capa da revista Bote Fé número 31 abordou experiências da animação bíblica na vida e na pastoral, em diferentes realidades e por meios distintos. O tema central da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), adiada para 2021, segue sendo refletido neste e no próximo ano. Confira o texto na íntegra:
A Bíblia na vida e na pastoral
A Igreja no Brasil tem investido sempre mais no fortalecimento das pequenas comunidades, que, a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o período de 2019 a 2023, receberam o nome de Comunidades Eclesiais Missionárias. Para a formação desses grupos, as DGAE apontam como uma das atitudes a iluminação da vida com a Palavra de Deus, um dos quatro pilares da figura da comunidade-casa proposta no Documento 110 da CNBB.
A Palavra de Deus, portanto, é apresentada como primeira condição para que se concretize a proposta missionária da Igreja no Brasil, uma Igreja em saída que leva a Palavra de Deus. Na busca por reafirmar a importância da Bíblia e encontrar meios para alcançar esta proposta de gerar comunidades e discípulos missionários é que os bispos do Brasil se debruçam sobre a animação bíblica da vida e da pastoral durante a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deste ano de 2020.
Brasil afora, são várias as iniciativas que favorecem a aproximação com a Palavra de Deus e a animação bíblica da vida e da Pastoral, desde os exercícios individuais da leitura orante da Palavra, passando pelos círculos bíblicos até as ações que se utilizam dos meios de comunicação, como rádio, televisão e internet.
O que é animação Bíblica da Vida e da Pastoral?
A Igreja fala em Animação Bíblica da Vida e da Pastoral porque a Bíblia, em primeiro lugar, deve transformar a vida, a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, e levar a uma conversão pessoal. Na Pastoral, a Bíblia tem que entrar em todas as pastorais, não somente da catequese. Todas as pastorais têm que inserir esse contato, esse conhecimento com a Palavra de Deus através prática da Leitura Orante, por exemplo.
Leitura orante e círculos bíblicos
A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, em seu trabalho impulsionar a animação bíblica da vida e da pastoral e estimular a formação bíblica e a prática da Leitura Orante, retomou o projeto Lectionautas, uma página na internet que oferece roteiros diários para Leitura Orante da Palavra, voltado, principalmente, para o público jovem.
Adaptada de: cnbb.org.br
Comments